quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Amor incondicional

Inúmeros são os casos e queixas de ansiedade nos dias atuais. Os aspectos e as considerações da Lua e do planeta Urano no mapa astral podem esclarecer alguns pontos importantes da origem das crises de ansiedade e/ou da Síndrome do Pânico: o "medo” de ter o medo que paralisa e angustia milhares de pessoas.

A compreensão da astrologia busca a raiz da questão. Muitos casos precisam de acompanhamento médico especializado, algumas vezes medicações específicas e cuidados ambulatoriais, o que deve ser feito com dedicação e compromisso.

Mas partindo de um olhar mais profundo sobre o perfil das pessoas afetadas, e excluindo àquelas que sofreram traumas e/ou violência que justifique o diagnóstico, astrologicamente constato que:
A posição da Lua e a sua interferência na vida emocional da pessoa pode sugerir a incapacidade de receber e dar amor incondicional. Os registros de infância de quem teve a mãe distante, fria emocionalmente, sexualmente imatura ou mal resolvida ou ainda controladora e/ou desequilibrada que cobrava demais da criança, algumas vezes exigindo postura produtiva de “criança modelo” ou de criança perfeita, boazinha e simpática, podem desencadear as crises sem nenhum fato aparente, mesmo quando na vida adulta a pessoa tem algum sucesso ou se deu bem.

Observo que algumas mulheres não possuem o dom natural da maternidade, e assim como na síndrome do patinho feio, a criança com a mãe do tipo ambivalente se desenvolve precisando muito da aprovação do outro em tudo o que faz. É o suficiente para não confiar em si mesma e nos seus dons originais, se perdendo em máscaras sociais para ter um comportamento “perfeito” e aceitável. Nesses casos o sucesso é a meta, e o fracasso, os erros eventuais, e as falhas (naturalmente humanas) exercem enorme pressão sobre a pessoa mesmo na fase adulta, paralisando-a ante o medo de não dar certo, ou simplesmente de errar ou de perder algo. O medo da humilhação e o gosto amargo da “derrota” estão por trás desse terror que alimenta as crises e faz perder o chão. É preciso reconhecer que perder faz parte também, e que somos seres falíveis na efemeridade da vida. Reconhecer que se é merecedor de expressar e receber amor, incondicionalmente, em todas as fases e desafios do caminho. E esse talvez seja o significado e sentido do amor próprio: respeito por si mesmo.



Com o dom da originalidade está a força de Urano que convida a pessoa a expressar a sua autenticidade e a desenvolver os seus próprios talentos e habilidades seguindo aquilo que a faz verdadeiramente feliz - de preferência do seu próprio jeito, no ritmo natural do seu corpo e do seu coração. E esse sim é o verdadeiro segredo da autoestima: a sensação de estar e de pertencer a esse mundo do jeito que se é, desfrutando com sabedoria tudo o que aqui é oferecido. Natural e incondicionalmente. Além de qualquer registro de infância e muito além da astrologia...

Além da Astrologia, por Ekatala Keller
Fotografia de Alexandre Devananda
Astrologia&Arte
Ipanema - Rio de Janeiro / RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário