terça-feira, 19 de março de 2013

Amor Platônico: Uma sensação de encantamento nas águas da Lua, inspirado por algumas (muitas!) idealizações em Netuno


Amor platônico é qualquer tipo de relação afetuosa ou idealizada sem conceito sexual, como a amizade e simpatia entre duas pessoas. Amor platônico também pode ser um amor impossível; difícil ou que não é correspondido, sendo conceituado como um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve. É feito e alimentado de fantasias, onde o objeto do amor é um ser perfeito. Obviamente, isso não existe enquanto “vida real”.

Para a astrologia, aspectos de Netuno e de Lua no mapa astral, podem traduzir a tendência que algumas pessoas têm em vivenciar esse tipo de sensação. No decorrer da vida, principalmente na etapa dos 07 aos 14 anos, é comum que esse tipo de encantamento faça parte na vida comum de todos nós. 
Para os mais românticos, o amor platônico “um dia” poderá ser vivido. Para os mais céticos, tudo não passou mesmo de mera ilusão. Mas o fato que merece atenção, é que amores platônicos muitas vezes despertam a capacidade individual de amar e de buscar um amor “real” e correspondido, onde as relações se estabeleçam de forma afetuosa e sexual e nutram os enamorados. Amar é um desafio natural e uma busca incessante dos seres humanos, e que deve sempre ser considerada no momento de vida de cada um de nós.

Para Netuno, amar é tirar os pés do chão, um sonhar em devoção. Para a Lua amar é buscar a reciprocidade e trazer à realidade o possível a ser correspondido. Entre um e outro, a ponte do amor platônico. Ou como diz a canção: E quem um dia irá dizer que existe razão para as coisas feitas pelo coração...

Além da Astrologia, por Ekatala Keller

Nota:- Para o filósofo grego Platão, o amor era algo essencialmente puro e desprovido de paixões. O amor platônico, não se fundamenta num interesse, e sim na virtude. Platão criou também a teoria do mundo das ideias, onde tudo era perfeito e que no mundo real tudo era uma cópia imperfeita desse mundo das ideias. Portanto amor platônico, ou qualquer coisa platônica, se refere a algo que seja perfeito, mas que não existe no mundo real, apenas no mundo dos sonhos e das ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário