domingo, 14 de outubro de 2012

“Um tropeço pode impedir uma queda”


Netuno é o planeta que rege Peixes, é o senhor absoluto da casa 12 da mandala astral. Dotado de sensibilidade e de intuição, faz uso do seu tridente para conectar o portal entre o sagrado e o profano - entre os dois mundos: a matéria (corpo físico) e o espírito (alma). Em regra é o grande despertar para a consciência. Mas se algo der errado no caminho, pode pintar a outra face banhada em suas águas: o alcoolismo - ou seja, o álcool produz o movimento que aniquila a consciência em prol da anestesia sensorial, gerando a inconsciência e posteriormente, a noite escura da alma.

Uma vez eu li uma frase de Thomas Fuller (é também de sua autoria a frase que escolhi como título desse texto) dizendo que “Baco afogou mais homens que Netuno.” É de fato, verdade. Basta olhar as pesquisas recentes com dados assustadores e alarmantes sobre a questão, mas o foco aqui não é calcular as mortes e os números da violência urbana causada em decorrência das bebedeiras. A minha reflexão é apenas quanto aos aspectos do elemento água no mapa astral de uma pessoa porque os vícios ilícitos em geral, e aqui o foco do vício lícito social (álcool) faz aí a sua morada. É através dos aspectos que ligam os signos da água (Câncer/Escorpião e Peixes) que o descontrole acontece com mais frequência. Somente conhecendo o próprio equilíbrio físico e psíquico é possível experimentar o que quer que seja sem perder a própria consciência.

No entanto, um alerta: para aqueles que têm ascendente, o signo solar e/ou a posição da Lua no signo de Peixes, bem como a posição do sol na casa 12 do mapa astral, todo cuidado é pouco. Da mesma maneira para quem tem a posição de Netuno em signos e casas de água. Atenção dobrada!
Para as posições e aspectos com signos de Câncer e de Escorpião, o desafio maior é praticar o autoconhecimento nas questões que possam estar em evidência na vida pessoal, pois o consumo mesmo que não seja em doses exageradas, pode acarretar apatia, tédio, depressão, perda de libido, agressividade e prejuízo de concentração e memória dentre outras coisas.

Os outros aspectos do mapa também podem ajudar a revelar tendências destrutivas e desajustes que precisam de observação e de cuidados, pois o álcool é uma droga permitida pela legislação e incentivada pela mídia/publicidade servindo inclusive de portais para outros vícios. Por exemplo, o elemento ar (Gêmeos/ Libra e Aquário) pode ser correlacionado com uso de drogas químicas que provoquem alucinações e convulsões. O elemento terra (Touro/Virgem e Capricórnio) está relacionado com os distúrbios alimentares e o fumo, e por fim o elemento fogo que age de forma descompensada com o impulso de passar dos limites com excessos de velocidade, uso de violência para resolução de conflitos e distúrbios sexuais.

Vale lembrar que a moda e os costumes são regidos pelo planeta Netuno, que fica em média 14 anos transitando por cada signo. Que tal se o equilíbrio virasse a nova onda no planeta terra? Será que não seríamos transformados com a sua sabedoria? E se de fato um tropeço pode impedir uma queda, porque não podemos (de verdade!) aprender com os nossos erros a ponto de não cometê-los outra vez?
Um brinde à consciência!

Ekatala Keller
Astrologia&Arte
www.ekatala.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário