segunda-feira, 10 de março de 2014

Gira o Sol


Astrologicamente comemorando, o aniversário acontece quando o sol passa pelo ângulo exato do nascimento no signo correspondente. Então, por exemplo, se você nasceu quando o sol estava a 14 graus do signo de Peixes, todos os anos quando o sol estiver nessa mesma posição você fará aniversário. Geralmente, esse feito se dá no mesmo dia que você nasceu, mas pode oscilar para antes ou logo depois do dia do seu aniversário.
A angulação do sol se estabelece de 0 a 30 graus, e a sua posição se fixará em determinada casa no mapa astral. Tudo isso é considerado em uma leitura de mapa astral enquanto tradução e/ou aspectos. Hoje eu quero apenas salientar dois pontos importantes dessa colocação exata: o momento que o sol “gira” e passa pelo grau de nascimento criando a nova idade nas nossas vidas.

Um dos pontos fundamentais é que o ângulo do sol corresponde energeticamente a uma idade ou fase “importante” de vida. Algo que tenha marcado de forma positiva ou negativa, mas que de qualquer maneira foi um marco decisivo para você ser quem é hoje.

O Sol é tudo aquilo que é essencial para o ser humano na sua individualidade. É o brilho próprio, o impulso vital de se conhecer e se descobrir, o verdadeiro retorno ao lar. O Self.

Todo o conhecimento astrológico é uma busca incensante de se desvendar o sol pessoal, e ali fazer morada em luz. Portanto, encontrar em forma de memória consciente essa correlação da angulação do sol em seu signo, poderá despertar uma boa reflexão de autoconhecimento. No exemplo supracitado dos 14 graus em Peixes, vale a pena questionar: O que aconteceu na sua vida que te marcou quando você tinha 14 anos? (é claro que o sol estiver a menos de 07 graus no signo, será necessário uma investigação mais detalhada com a família por se tratar de fase em primal onde muitos registros não ficam gravados em memória consciente). Às vezes, os fatos se deram de forma que movimentaram toda a estrutura familiar, vale a pena investigar. Fatos simples como nascimento de um irmão, perda de algum conhecido, separação conjugal, doenças ou celebrações podem ter marcado de forma individualizada uma pessoa, mesmo sem querer e sem saber. Para a astrologia, todas as informações possíveis dessa fase de vida é importante anotação para que a pessoa possa melhor se conhecer melhor.

Outro ponto importante, é que a partir dessa angulação você terá um novo mapa, conhecido como mapa do aniversário. É o Retorno do Sol, e como o nome já escalarece, o retorno ao ângulo original que o sol estava em seu signo de nascimento. Portanto, se você fizer 80 anos, isso significa que oitenta vezes o sol passou pelos 14 graus de Peixes (no exemplo imaginário do texto) com relação a sua energia viva no planeta Terra. Esse “novo” mapa que tem interpretação/duração de 01 ano poderá trazer boas percepções do seu ano pessoal, da sua energia no momento atual e das áreas mais solicitadas em evolução e desprendimento na sua vida.

Somos o que vivemos e observar a própria natureza pessoal é o grande salto para uma libertação de si mesmo e/ou de velhas “amarras” que podem impedir uma vida mais simples e plena.
Um feliz aniversário, sempre. Que gire em consciência evolutiva o seu sol. Girassol.
Namastê.
Ekatala Keller
Fotografia Alexandre Devananda
Astrologia & Arte
Ipanema / Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário