domingo, 23 de março de 2014

Íntimo e pessoal #astrologia

O essencial para a astrologia é a compreensão de si mesmo. 
Para isso, considera-se que tudo é energia: do ser humano que nasce ( a primeira impressão do mundo!) com o todo a sua volta. Do céu, das estrelas e do coração que habita o peito. Os ciclos, os aniversários, a busca por autoconhecimento. Evolução. Aprendizado. Juventude, maturidade, iniciativa e reflexão.
A partir de hoje, estou iniciando uma nova série de textos sobre assuntos de "crise" e/ou tabus. Apenas ou simplesmente assuntos corriqueiros da vida (tá valendo sugestão e dica!)
Começarei pela fertilidade humana e desejos de procriação. Quando a questão é a maternidade, na leitura astrológica gosto de verificar o posicionamento da Lua, Vênus e os aspectos da casa 05 do mapa natal de uma mulher. Gosto de investigar a passagem da primeira menstruação e as primeiras impressões da sexualidade: os registros do primeiro beijo e das primeiras experiências sexuais. A angulação do Sol e o seu posicionamento também interfere e dá abertura para aprofundar esse tipo de questão, pois a energia vital também é energia sexual.
Posicionamentos difíceis e/ou a presença de planetas como Plutão e Saturno nessas áreas podem revelar possíveis traumas como dificuldade para engravidar e/ou gravidez indesejada ou interrompida de qualquer forma (no caso de aborto provocado, a casa 05 passa a ter uma atenção ainda maior de investigação e correlação com a casa 12). O convite é ressignificar a questão buscando as "saídas" pelo mapa (geralmente através das setas indicativas de Marte e de Mercúrio).
Para o mapa astral de um homem, a questão de fertilidade está diretamente ligada ao posicionamento de Marte e de Sol, com as mesmas prerrogativas acima citadas quanto aos planetas que possam dificultar essas questões pessoais. Gosto sempre de investigar a casa 05 e também a casa 10 do mapa "masculino" para abrir o posicionamento de aceitação e percepção da paternidade enquanto desejo e compromisso.
Para os mapas de pessoas que amam intimamente e se relacionam com o mesmo sexo, considero as mesmas linhas de investigação acrescentando uma presença mais forte de Netuno na sinastria (mapa da relação) para uma observação mais eficaz quanto à constituição da nova família, tão comum e bonita quanto. Nesse caso, processos diversos de fertilização e de adoção ganham mais profundidade quando assim analisados.
Urano traz boas possibilidades férteis quando faz aspecto com Marte ou Mercúrio. Júpiter também pode favorecer a maternidade/paternidade quando amplia a energia e interliga aspectos positivos entre as casas em consideração: 05, 07, 10 e 12.
O bom mesmo quando "apita" o relógio biológico ou simplesmente quando o amor aparece em forma de um gostoso relacionamento íntimo que faz crescer o desejo de se ter filho e constituir uma família, é abrir espaço e muito diálogo (sempre!) pois o companheirismo pode ser fundamental para se ter uma boa experiencia nessa área tão importante das nossas vidas. Mesmo quando o projeto for independente, vale o cuidado de se programar bem para evitar futuros atropelos nas demandas e correrias da vida, pois uma criança é algo que mudará para sempre o seu olhar no mundo. E todo o carinho sempre vale a pena.
Namastê)))
Ekatala Keller
Astrologia & Arte
Fotografia Alexandre Devananda
Ipanema/Rio de Janeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário