quinta-feira, 22 de março de 2012

Além da Astrologia, um livro de Ekatala Keller

A minha paixão pela arte me levou a mergulhar no universo humano e suas infinitas reflexões através de duas percepções muito antigas: a mitologia e a astrologia.

Os mitos me encantam pela força das metáforas que refletem de significados a vida e a busca espiritual do ser humano desde os primórdios. E a astrologia - com os seus símbolos, signos e planetas - é a visão mais coerente que encontrei para traduzir os potenciais humanos em suas particularidades a partir do universo íntimo com relação ao infinito como um todo.

Sou de uma geração que busca incessantemente a espiritualidade. Segui a minha vida procurando respostas na presença de mestres iluminados e me encantei pela visão espiritual do oriente. Conheci os mitos, as religiões e as meditações. Aprendi sobre símbolos e através da astrologia, encontrei uma das ferramentas mais importantes para a busca do autoconhecimento, e que se tornou essencial para o caminho do meu coração, pois a sua sabedoria vai além de qualquer preconceito ou julgamento.


A astrologia não apenas me deu algumas respostas como abriu novas perguntas e me indicou importantes percepções de realização terrena. E foi experimentando essas possibilidades que expandi a minha visão na forma única e bela de cada corpo - o microcosmo em sua trajetória de vida. A partir daí, fiz a correlação necessária entre o ser humano - nativo na sua própria natureza - com o mundo do qual faz parte, o meio em que vive.

Em total liberdade de criação, pedi licença para a mitologia greco-romana, que fundamenta tradicionalmente a astrologia, e me inspirei em Nut, a mãe de todos os deuses na diversidade da mitologia do Egito. Dessa forma, recriei um encontro entre os deuses egípcios, os signos astrológicos e o ser humano atual.



E foi através dessa expansão criativa que pude perceber a beleza de Nut, que traduz de forma lúdica o elo entre mitos, lendas, ciência e arte. Um encontro sem pudores entre os símbolos, as palavras, os humanos e as estrelas, um sopro através das sensações da própria pele ao desnudar o coração.

E assim, neste contexto, o livro “Além da Astrologia” foi criado, livremente inspirado nos deuses da mitologia egípcia e também nos signos e planetas do Universo. O livro convida a refletir sobre tudo o que não pode ser dito mas apenas percebido. E é, de fato, pura percepção. Do meu coração.

Namastê.
Ekatala Keller


Além da Astrologia, um livro de Ekatala Keller
Fotografia de Ekatala Keller e Alexandre Devananda

Contato pelo site http://ekatala.com.br

Sobre o vídeo:

Em todas as estações do ano e no momento exato do pôr-do-sol, Nut - a deusa do céu e de todo o firmamento, desce para se abraçar com Geb - o deus da terra e da fertilidade.
Então, todas as noites eles se encontram exatamente quando o sol se apaga ao entardecer (na verdade, é a deusa Nut que o engole o astro rei e veste de estrelas o seu corpo nu, criando a escuridão da noite para que o encontro seja íntimo e secreto).
E assim, eles se unem a partir de cada crepúsculo e como amantes apaixonados, eles se abraçam em cópula, fazendo amor. E é no breu da noite que eles se amam intensamente.
Dessa forma e através da unificação de opostos entre a matéria e o abstrato, o planeta terra se enche de prazer, de alegria e de vida.
Assim, Nut novamente dá à luz todas as manhãs ao disco solar e os ciclos se renovam. E na pausa entre o encontro amoroso e a separação de Nut e Geb, o dia acontece - todos os 365 dias do ano.
Astrologicamente, Nut e Geb representam o Sol em essência, a Lua em emoção e o planeta em constante fertilização e beleza.
E assim foi o princípio de tudo.
Ou de quase tudo.

Ekatala Keller
Nut, um olhar além da astrologia
Fotografia Alexandre Devananda
Som Tosca "Busenfreund"

Praia da Tartaruga - Búzios
Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário